As franquias em Goiás registraram faturamento de R$ 7,6 bilhões em 2023, aumento de 25,7% em relação ao ano anterior. É o melhor resultado nos últimos 6 anos. As informações são da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Já em número de unidades de franquias, o crescimento foi de 9,6%, chegando a 6.360 operações em 2023. O setor emprega mais de 55 mil pessoas em Goiás, aumento de 14% em relação a 2022.
Os destaques foram os segmentos casa e construção, serviços e outros negócios e comunicação, informática e eletrônicos. Registraram os maiores índices de variação em expansão de operações no estado.
Cultura empreendedora
“Os números provam o que vemos no dia a dia do mercado de Goiás. Além do agro que impacta diretamente o segmento de serviços, temos um setor de casa e construção forte. Nossa cultura empreendedora tem criado um ambiente propício para o florescimento desses negócios”, frisa o diretor regional da ABF Centro Oeste, Mauro Hyde.
Segundo dados da ABF, o mercado de franquias no país é responsável por movimentar mais de R$ 240 bilhões, o que representa acréscimo de 13,8% em seu faturamento de 2023, em relação a 2022. Também é responsável por 1,7 milhão de empregos diretos, crescimento de 7,1% em relação ao ano anterior.