De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) os Estados de Goiás, Minas Gerais e Bahia estão no topo dos dez locais com maior faturamento no primeiro semestre de 2023. Seguidos por Espírito Santo, Tocantins, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Rio Grande do Sul.
Goiás lidera a lista com mais de R$ 3 bilhões, um crescimento de 35% em relação ao mesmo período de 2022. Assim como a escolha do Estado em que o empreendedor vai abrir sua franquia, a escolha do setor também é relevante.
Os setores que mais faturaram no segundo trimestre deste ano no Estado foram: alimentação – food service; saúde, beleza e bem-estar e Moda. Em destaque no ranking também aparece educação, hotelaria e turismo, limpeza e conservação, entre outros.
O setor de franquias em Goiás terminou o primeiro semestre deste ano com 5.937 unidades e 50.398 pessoas empregadas.
Potencial
Diretor Regional da ABF Centro-Oeste, Mauro Hyde diz que o primeiro lugar mostra o potencial de investimentos em diversos setores da economia goiana. “Demonstra a recuperação econômica com base no agronegócio e também em outros setores como os entretenimento e lazer, serviços automotivos, food service e outros”, destaca.
Mauro Hyde também lembra do desenvolvimento da construção civil em Goiás. Diz que Goiânia se tornou referência na oferta de imóveis de alto luxo e para a classe média alta, atraindo vários investidores.