O governador Ronaldo Caiado (UB) determinou a mudança na direção do Ipasgo Saúde, plano que assiste os servidores públicos do Estado. A instituição passou a ser presidida pelo general da reserva do Exército, José Orlando Ribeiro Cardoso, que liderou por três anos a Caixa de Assistência e Saúde dos Empregados dos Correios (Postal Saúde). Ele assumiu no lugar de Vinicius Luz, que foi para a Secretaria-Geral de Governo (SGG).
José Orlando tem a missão de fazer com que a receita do Ipasgo Saúde seja superior à despesa, de proporcionar um serviço de qualidade para os quase 600 mil beneficiários e de reestruturar a instituição. Em abril deste ano o Ipasgo teve alterada a personalidade jurídica de autarquia para Serviço Social Autônomo (SSA) e está em processo de adequação para ingresso na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Entre os primeiros compromissos da nova gestão da operadora de saúde suplementar estão a formulação de novo regimento interno e estrutura organizacional. “Por três anos fui diretor-presidente da Postal Saúde, uma autogestão que proporciona serviços médicos e odontológicos para os 90 mil empregados dos Correios. Conheço bem a complexidade de gerir um plano de saúde extenso. Aceitei o convite do governador Ronaldo Caiado e, junto com ele, o desafio de aperfeiçoar o Ipasgo Saúde”, disse José Orlando.
Além de comandar a operadora de saúde dos funcionários dos Correios, José Orlando foi presidente substituto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), órgão onde foi diretor de Orçamento, Finanças e Logística; diretor de Administração e de Relações com Investidores da Telecomunicações Brasileiras (Telebrás); e ocupou cargos de liderança no Ministério da Defesa, onde foi vice-chefe de Logística e subchefe de Apoio a Sistemas de Cartografia, de Logística e Mobilização.