O cenário atual é de total indefinição para a eleição de prefeito em Goiânia, que será realizada em outubro próximo. Segundo o Índice CNN, o senador Vanderlan Cardoso (PSD) tem 21% das intenções de votos na capital.
O senador está empatado tecnicamente com o deputado federal Gustavo Gayer (PL), que tem 20%. Mas, não distante, em terceiro lugar está a deputada federal Adriana Accorsi (PT), com 17%.
Em quarto lugar aparece o deputado estadual Bruno Peixoto (União Brasil), com 12%. Já o prefeito Rogério Cruz (Republicanos) tem 8% das intenções de votos do eleitorado em Goiânia.
O Índice CNN é um agregador de pesquisas, desenvolvido em parceria com o Ipespe Analítica, que projeta a intenção de voto para prefeito a partir de levantamentos feitos por diversos institutos. E não apenas soma números para obter uma média.
A metodologia leva em conta, por exemplo, o período em que as entrevistas com eleitores foram feitas – quanto mais recentes, por exemplo, maior o peso no cálculo –, assim como o histórico dos institutos e tamanho da amostra.
Variações
Pelo Indicador CNN, em julho do ano passado, Vanderlan Cardoso tinha 23% de intenção de votos em Goiânia. Portanto, caiu dois pontos de lá para cá. Período em que o senador também se afastou mais dos holofotes na capital.
Em segundo lugar estava Adriana Accorsi, com 15%. Ou seja: cresceu 2 pontos. Naquele mês, o terceiro colocado era o ex-deputado Major Vitor Hugo (PL), com 14%.
Como uma candidatura do ex-deputado em Goiânia foi praticamente descartada, seu nome não foi mais incluído nas últimas pesquisas eleitorais.
Então, se consolida a pré-candidatura do deputado Gayer, que em julho passado não foi citado na pesquisa, mas agora ocupa a segunda colocação no Índice CNN.
Saiba mais: Goiânia 2024: disputa está embolada entre 3 nomes