O deputado federal Glaustin da Fokus (PSC) convidou nesta segunda-feira (14/8) o empresário e presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Sandro Mabel, para filiar no Podemos. Motivo: disputar a eleição de prefeito de Goiânia no próximo ano.
O convite foi feito durante reunião dos presidentes do Fórum das Entidades Empresariais de Goiás, na sede do Sistema OCB/GO, em Goiânia. Detalhe: logo depois os empresários se reuniram com o prefeito Rogério Cruz (Republicanos) no mesmo local para tratarem de temas sobre a capital. O mais curioso é que Sandro Mabel hoje está filiado no Republicanos.
“Precisamos reconstruir Goiânia. Precisamos de um gestor eficiente para a nossa capital. Esse é um sentimento de quem ama a nossa cidade e quer o melhor para a nossa população. E acredito que Sandro Mabel tem todas as credenciais para conduzir essa reconstrução. Podemos fazer muito mais por Goiânia”, disse Glaustin aos presidentes das entidades empresariais goianas.
Convém lembrar que o TSE aprovou neste ano a incorporação do PSC pelo Podemos e a legenda em Goiás será comandada pelo grupo do deputado federal, liderado por Eurípedes do Carmo.
Nem sim, nem não
Sandro Mabel não confirmou que pretende ser candidato no ano que vem em Goiânia. Mas também não negou. Apenas disse que tem “muito apreço pelo Podemos”. Na semana passada, a coluna Giro do jornal O Popular informou que o nome do presidente da Fieg tem crescido no meio empresarial para disputar a Prefeitura. E que Mabel teria autorizado pesquisas eleitorais incluindo o seu nome como pré-candidato.
Aliás, não seria a primeira vez que Sandro Mabel (que foi deputado federal por quase 20 anos) disputaria a eleição de prefeito em Goiânia. Em 1992 ficou em segundo lugar, perdendo no segundo turno para o petista Darci Accorsi. Uma avaliação do deputado Glaustin é que o cenário eleitoral na capital estaria aberto e com grande chance de eleger um gestor com comprovada eficiência, mas também que tenha experiência política.
Além disso, avaliam que a base do governador Ronaldo Caiado (UB) tem dificuldades para bancar um candidato competitivo em Goiânia ao apostar em dois nomes, ambos do MDB: Gustavo Mendanha, que ainda não teve aval do TSE para se candidatar novamente a prefeito, e Ana Paula Araújo, que nunca foi testada nas urnas.
Leia também: Goiânia 2024: Daniel descarta apoiar Rogério ou Vanderlan