Enquanto a base do governador Ronaldo Caiado (UB) vive dilema sobre a eleição para a Prefeitura de Goiânia neste ano, outros pré-candidatos têm buscado avançar algumas casas neste tabuleiro político. Um deles é o senador Vanderlan Cardoso (PSD) que demonstra cada vez mais decidido a disputar novamente o Paço municipal.
Embora sempre diga que uma decisão final será tomada apenas em março, o senador tem se apresentado mais como pré-candidato a prefeito e dito que dificilmente terá como não disputar a eleição na capital deste ano. Até mesmo uma possível pré-candidatura de sua esposa Izaura Cardoso para a prefeitura de Senador Canedo não parece ser mais obstáculo.
Presidente do PSD em Goiânia, o deputado federal Ismael Alexandrino disse ao jornal O Popular que a pré-candidatura de Vanderlan em Goiânia é “irreversível” e confirmou tendência do partido lançar Izaura Cardoso em Senador Canedo. “Ambos são viáveis porque têm experiência de gestão. Como as cidades se comunicam, pode ter uma sinergia”, acredita Ismael.
Questionável
Já o prefeito Rogério Cruz, pré-candidato à reeleição, teria o aval do Republicanos. O presidente estadual do partido e prefeito de Anápolis, Roberto Naves, pelo menos garantiu. “Rogério Cruz só não é candidato se não quiser”, disse.
Curiosamente, também admitiu que a gestão de Rogério é alvo de problemas. “Vem de uma administração que é muito questionável, sim, mas ele também fez muitas coisas e quer prestar contas à cidade. Ganhar ou perder a eleição é relativo”, frisou Roberto Naves.
Alternativas
Na base do governador Caiado, embora não descarte uma pré-candidatura em Goiânia do empresário Jânio Darrot (MDB), ainda sonda outras alternativas para encabeçar uma chapa à Prefeitura. O ex-deputado José Vitti (UB) confirmou ter sido sondado pelo Palácio das Esmeraldas e afirmou que teria recebido sinal verde para trabalhar uma pré-candidatura em Goiânia.
Enquanto isso, Jânio Darrot voltou a movimentar sua agenda política depois de ficar quase dez dias imobilizado por conta de uma operação da Polícia Civil de Goiás na Prefeitura de Trindade, em que ele foi o principal alvo como ex-prefeito da cidade. Fontes na base caiadista avaliam que ainda é possível o empresário se consolidar como o nome do governo na capital. Mas, para isso, será fundamental um desfecho da operação policial favorável à ele.
Leia também: Adriana é a melhor colocada pré-candidata do PT nas capitais brasileiras