Ranking aponta que Goiânia é uma das capitais que menos vacinou até agora sua população contra a Covid-19, segundo dados do Ministério da Saúde e do IBGE levantados pela Folha de S. Paulo. Somente 59,2% dos moradores da capital goiana receberam duas doses ou dose única e a cidade ficou na 21ª posição dentre as 27 capitais brasileiras. Goiânia está no grupo das oito que não conseguiram ainda alcançar a marca de mais de 60% da população com o ciclo vacinal completo.
Apenas 9 das 27 capitais brasileiras atingiram ou ultrapassaram a marca de 70% da população total vacinada com o esquema completo contra a Covid-19: Vitória, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Florianópolis, Curitiba, Porto Alegre, Fortaleza e Belém. Com cerca de 85% de cobertura (os dados, neste caso específico, não estão exatos), Fortaleza é a capital com melhor índice.
A pior colocada é Macapá, que vacinou somente 34,1% de seus habitantes. As autoridades de saúde falam que o desejável era que pelo menos 80% da população brasileira estivesse imunizada até o final do ano.
A Prefeitura de Goiânia aponta em seu site que até esta quinta-feira (09), 71% da população acima de 12 anos já recebeu segunda dose ou dose única. No entanto, a gestão municipal reconhece que a campanha de imunização empacou nos últimos meses e por isto adotou uma nova estratégia esta semana: em parceria com entidades do setor produtivo, está levando a vacina até pontos de grande circulação de pessoas na cidade, em vans adaptadas.