A Prefeitura de Goiânia vai editar novo decreto nesta quinta-feira (15) dando um passo largo na flexibilização das regras de funcionamento de bares, restaurantes e outras atividades de lazer. Com uma novidade: vai permitir a retomada dos cinemas, teatros e circo, com limitação de até 50% do público máximo dos espaços e utilização de máscaras. Também serão liberados eventos com a presença de até 250 pessoas.
No novo decreto, bares e restaurantes poderão agora funcionar até 3 horas da manhã, com limitação de até oito pessoas por mesa. O limite atual é até 23 horas. Deve continuar valendo o distanciamento mínimo de 2 metros entre as mesas, embora é fácil constatar que praticamente nenhum estabelecimento tem cumprido a regra , assim como o limite máximo de seis pessoas por mesa vigente hoje.
A ampla flexibilização das atividades econômicas era uma cobrança muito intensa do setor produtivo, especialmente do presidente da Fecomércio, Marcelo Baiocchi, que estabeleceu uma relação de grande proximidade política e pessoal com o prefeito nos últimos meses. O presidente da Câmara de Goiânia, Romário Policarpo (Patriota), também defendia a abertura mais ampla, especialmente das salas de cinema, que estão fechadas desde o início da pandemia. Embora a ocupação dos leitos de UTI para Covid-19 esteja em queda (gira em torno de 60% nos últimos dias), fruto da campanha de vacinação, menos de 20% da população de Goiânia já recebeu a segunda dose da vacina, o que deixa a maior parcela da população vulnerável ao vírus.