A Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Goiânia registrou mais de 21 mil multas e 1,5 mil ocorrências relacionadas a crimes de trânsito no ano passado. Não há uma base ainda de comparação com os anos anteriores.
As principais infrações registradas são: condução de veículos sem habilitação, uso de celular ao volante e a falta do uso do cinto de segurança.
Não estão computadas neste montante as multas por radares fixos ou móveis, como excesso de velocidade, ou por videomonitoramento.
Aliás, os radares semafóricos estão desligados em Goiânia desde junho do ano passado por falta de pagamento da Prefeitura à empresa terceirizada.
Desde 2024, a GCM atua de forma colaborativa com o Detran-GO, realizando blitzes e operações de fiscalização. Os agentes estão credenciados para multar motoristas que desrespeitam o Código de Trânsito Brasileiro.
Além das ações de fiscalização, a GCM também realizou no ano passado 104 ações educativas, envolvendo testes voluntários de etilômetro e simulações de embriaguez.