O presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, entregou nesta quarta-feira (19/6) ao empresário e pré-candidato a prefeito de Goiânia, Leonardo Rizzo (Novo), as principais reivindicações e propostas do cooperativismo goiano.
O documento está sendo repassado aos pré-candidatos para que o modelo de negócio inspire e se torne parte das políticas públicas de incentivo ao cooperativismo e ao empreendedorismo.
Entre as sugestões apresentadas destaca-se a criação de uma estrutura administrativa no governo municipal para cuidar da promoção e apoio ao cooperativismo, a partir de uma interlocução direta com o setor.
Outra proposta considerada fundamental é a criação de uma disciplina na rede municipal de educação que ensine a crianças e jovens os princípios e valores do cooperativismo.
Leonardo Rizzo afirmou que as sugestões serão incorporadas ao seu plano de governo, por considerar que as propostas favorecem a gestão municipal.
Propostas
Caso seja eleito, o pré-candidato prometeu concentrar ações em três pontos principais: o uso da tecnologia para ajudar na solução dos problemas mais básicos da cidade, a exemplo do trânsito e da segurança; a desburocratização do acesso da população aos serviços públicos; e a promoção da satisfação dos cidadãos com a cidade a partir uma gestão humanizada e tecnicamente bem ajustada.
Sobre a importância da parceria com o sistema cooperativo goiano na gestão de Goiânia, Leonardo Rizzo citou como exemplo as folhas de pagamento de estados e municípios, que despertam grande interesse dos bancos privados por serem altamente rentáveis.
“Queremos que esse dinheiro fique aqui. E só no sistema cooperativo o dinheiro permanece na economia local. A partir de caminhos como esse, podemos fazer mais com menos”, explicou.