O número de motoristas multados em Goiânia por deixarem o veículo estacionado nas esquinas praticamente triplicou. No ano passado, foram 16.487, 195% a mais que o total multado em 2022: 5.595. E, somente de janeiro a maio deste ano, já foram registradas 6.959 infrações.
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), lança nesta terça-feira (11/6), no Setor Campinas, a Campanha Esquina Livre. O objetivo é reduzir o número de sinistros nos cruzamentos e promover mais segurança aos usuários da via, seja condutor ou pedestre, em toda a capital.
A Mobilidade alerta que estacionar em esquina impacta na visibilidade do condutor que deseja transpor o cruzamento.
“O principal problema de estacionar o carro na esquina é a obstrução da visão, o que pode resultar em colisões e até mesmo atropelamentos. Além disso, a prática dificulta a manobra de outros veículos, causando congestionamentos e transtornos no trânsito”, explica o titular da Mobilidade, Marcelo Torrubia.
Fiscalização
A campanha será realizada por agentes de trânsito da Mobilidade em uma força-tarefa nos pontos mais críticos da cidade durante todo o mês de junho. “A Esquina Livre será um trabalho com teor fiscalizatório”, adianta o secretário.
De acordo com o Artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar o veículo nas esquinas a menos de cinco metros do alinhamento da via transversal é uma infração média com multa de R$ 130,16 e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além da medida administrativa, neste caso, a remoção do veículo.
Leia também: Goiânia: velocidade já rendeu 165 mil multas neste ano