Os goianos das classes C e D consumiram 4,4% a mais em março. Os maiores aumentos de gastos foram com passagens aéreas (aumento de 204%), seguido por automóveis e veículos (67%), lojas de roupas (15%), lojas de artigos diversos (13%), telecomunicação (10%), combustível (7%), supermercado (6%) e restaurante (6%).
No entanto, foi observada redução de gastos com diversão e entretenimento (-27%), rede online (-10%) e prestadores de serviços (-3%), de acordo com a Pesquisa de Hábitos de Consumo da Superdigital, fintech do Grupo Santander com foco em inclusão econômica.
“Certamente o que impactou os gastos com companhias aéreas foi a alta sofrida nos preços das passagens, decorrente do aumento no valor dos combustíveis. Prova disso é que o próprio gasto com combustível das classes C e D também cresceu. Os preços das passagens aéreas de voos domésticos no Brasil subiram até 40% em março, de acordo com dados de plataformas de emissão de passagens, e a maioria dos bilhetes emitidos pelas classes D e C são para voos domésticos”, explica Luciana Godoy, CEO da Superdigital no Brasil.
Os brasileiros das classes C e D também aumentaram os gastos com passagens aéreas em março, em comparação a fevereiro, com 11%. No balanço geral, o consumo brasileiro nesta faixa de renda subiu 1%.
O levantamento mostra também que o principal gasto do orçamento das famílias é com supermercados (37%), seguindo de restaurantes (13%) e lojas de artigos diversos (10%). Em março, 86% dos gastos foram feitos presencialmente, o que representa um ponto percentual a menos em comparação a fevereiro.
Conteúdo produzido em parceria com o portal EMPREENDER EM GOIÁS.