O governador Ronaldo Caiado afirmou, em junho deste ano, que toda a população jovem e adulta (mais de 18 anos de idade) de Goiás estaria vacina contra a Covid-19 até o final de setembro. “Acreditamos que vamos rapidamente avançar na faixa etária e poderemos chegar ao mês de setembro com maior tranquilidade, com toda faixa acima de 18 anos 100% vacinada”, disse nas redes sociais. Aliás, foi uma previsão feita naquele mês por muitos governadores de Estado.
Entramos no mês de outubro e, segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde, 85,7% da população goiana (com mais de 15 anos de idade) recebeu a primeira dose da vacina. Com as duas doses ou dose única, 48,7% dos goianos (adolescentes, jovens, adultos e idosos) foram vacinados. É um porcentual significativo, ainda mais levando-se em conta que a imunização aumentou mesmo nos últimos seis meses no Brasil, com a oferta maior de vacinas.
Entretanto, Goiás ainda não vacinou 100% da população com mais de 18 anos de idade. E considerando apenas a primeira dose, que não protege muito da doença. Para haver um controle maior do coronavírus, especialistas em saúde defendem que é necessário imunizar completamente (duas doses ou dose única) mais de 70% da população (considerando todas as faixas etárias). Neste quesito, Goiás está abaixo da média nacional. No Brasil, 43,8% da população já está completamente imunizada. No Estado, 37,8%.