Demorou, mas Goiás finalmente ultrapassou mais de 70% da população com 5 anos ou mais de idade vacinada (duas doses ou dose única) contra a Covid-19. O resultado foi atingido neste fim de semana, especialmente com os mutirões realizados no último fim de semana pelo Estado e alguns municípios, a exemplo de Goiânia e Aparecida.
Embora os mutirões não atingiram o público inicialmente previsto, de vacinar mais de 30 mil pessoas, foi o suficiente para que Goiás alcance agora 72,2% da população com mais de 5 anos de idade com a vacinação completa.
Segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado, 78,8% da população goiana já recebeu a primeira dose. Isto mostra que ainda uma pequena parcela não recebeu a segunda vacina que, segundo profissionais da saúde, garantem maior proteção contra a Covid-19, principalmente de evitar que a doença evolua para quadros mais graves e até mesmo a morte.
A maior parte da população goiana que ainda não está com a vacinação completa tem entre 18 e 49 anos de idade, principalmente a masculina, e mora nas Regiões Norte, Nordeste e Entorno do Distrito Federal.
Nas últimas 24 horas, segundo balanço do Estado, Goiás registrou 2.816 novos casos de covid-19 e 20 mortes em decorrência da doença, acumulando 1.143.114 infecções e 25.546 óbitos desde o início da pandemia, em fevereiro de 2020. Outros 777.194 casos e 405 mortes ainda estão sob investigação para saber se têm alguma relação com o coronavírus.
A taxa de ocupação de leitos em Goiás exclusivos para pacientes com Covid-19, tanto nos hospitais privados como na rede pública, segue em queda. Hoje são 395 pacientes internados em UTIs no Estado, com taxa de ocupação de 56,7%. Na enfermaria, são 249 pacientes, com taxa de ocupação de apenas 20%.