Goiás tem mais de 5,6 mil novos casos confirmados de pessoas com Covid-19 em apenas num único dia, num claro sinal que ainda estamos no pico da pandemia da ômicron no Estado. O registro de mortes cresceu de ontem para hoje, passando de 3 para 40 óbitos registrados em 24 horas. Poderia até ser bem maior, não fosse a vacinação da população. Com estes dados, Goiás já acumula 1,116 milhão de casos confirmados e 25.384 mortes desde o início da pandemia, em fevereiro de 2020.
O secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, disse para o portal A Redação que é esperado o pico desta nova onda da pandemia em março. É que, com o feriado do carnaval, a expectativa é de aumento dos casos na primeira quinzena do mês. Entretanto, por conta da vacinação, o secretário afirma que já notou uma redução da demanda por UTIs para pacientes com Covid-19 em Goiás.
O governo estadual fará neste sábado uma ampla vacinação, principalmente em crianças e adolescentes de 5 a 17 anos de idade, em 750 postos de saúde em todo o Estado. Dados da Secretaria da Saúde indicam que 726.580 pessoas entre 5 e 11 anos estão aptas a receber o imunizante em Goiás, mas apenas 14,2% desse público-alvo recebeu a primeira dose.