O governador Ronaldo Caiado (DEM) voltou a capitalizar hoje a entrega de benefícios comprados sem um centavo do Estado. Para oficializar a abertura da Semana da Agricultura Familiar em Goiás, entregou 17 caminhões basculantes em evento coalhado de prefeitos goianos. Os equipamentos, que custaram R$ 4,7 milhões, foram adquiridos com recursos federais (via Sudeco) por meio de emendas do ex-senador Wilder Moraes que, pré-candidato ao Senado em 2022, participou da solenidade.
O maquinário será usado pelas prefeituras para a recuperação da malha viária, especialmente em estradas vicinais. Entre os municípios beneficiados estão Água Fria de Goiás, Alexânia, Alto Paraíso de Goiás, Alvorada do Norte, Araguapaz, Bom Jardim de Goiás, Cavalcante, Cristianópolis, Davinópolis, Edéia, Santo Antônio do Descoberto, Simolândia, Novo Gama, São Miguel do Passa Quatro, Teresina de Goiás, Turvelândia e Itajá.
Até março do ano que vem, a “previsão” do governo de Goiás é entregar mais 163 máquinas e equipamentos, como retroescavadeira, caminhão pipa, pá carregadeira e caminhão de lixo, com investimento de R$ 46,2 milhões. Todos a serem adquiridos por emendas parlamentares e recursos federais. “Atuamos fortemente para dar infraestrutura, condições de energizar essas áreas que estavam desassistidas”, enfatizou Caiado.
Na plateia, estavam os prefeitos de Água Fria, Alexânia, Alto Paraíso, Alvorada do Norte, Araguapaz, Bom Jardim, Cristianópolis, Davinópolis, Edéia, Santo Antônio do Descoberto, São Miguel do Passa Quatro, Simolândia, Teresina, Turvelândia, Novo Gama. “O que Caiado fez em dois anos e pouco não foi feito em 50”, afirmou o prefeito de Cavalcante, Vilmar Kalunga, representando os demais colegas. Também estavam os prefeitos e presidentes da AGM, Carlão da Fox (Goianira), e da FGM, Haroldo Naves (Campos Verdes).
O governador lançou ainda o Comitê de Prevenção e Combate a Focos de Incêndio na Zona Rural do Estado e anunciou a entrega, nesta sexta-feira, da nova sede da Emater. Aliás, sobre a nova sede, Caiado disse que vai “inaugurar a maior estrutura de apoio à agricultura familiar do País”.