O governo do Estado está promovendo mudanças no alto escalão da Saneago devido a suspeitas de irregularidades envolvendo servidores do órgão. O governador Ronaldo Caiado (DEM) indicou o diretor-executivo de Liquidação de Estatais da Secretaria de Administração (Sead), Edson Sales de Azeredo Souza, para assumir a diretoria de Gestão Corporativa da empresa. Ele vai substituir Silvana Canuto Medeiros, cujo nome, segundo fontes do próprio governo admitiram ao jornal O Popular, é citado em investigação da Polícia Civil e do Ministério Público de Goiás sobre possíveis irregularidades em contrato do almoxarifado virtual da Saneago. O nome de Edson ainda precisa ser aprovado pelo Conselho Administrativo da estatal.
A troca chamou atenção porque a servidora estava ocupando interinamente a função de diretora-presidente da Saneago, durante as férias do titular, Ricardo Soavinski. Mas na última quarta-feira uma portaria assinada pelo próprio Soavinski nomeou o diretor comercial Hugo Cunha Goldfeld para a presidência interina da companhia até o dia 09 de janeiro. Goldfeld é nome de confiança do governador e já havia ocupado o comando da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego) em junho de 2020 após aparecerem suspeitas contra o então titular do órgão, Marcos Cabral.
Por meio de nota enviada ao Popular, a Polícia Civil informou que “os fatos estão sendo apurados mediante inquérito policial instaurado e que, no momento, não concederá informações e entrevistas a fim de não prejudicar o andamento das investigações”. A Saneago informou, também por meio de nota, que tem adotado “as melhores práticas de governança e compliance” e que “faz parte das rotinas de controle interno e externo, a solicitação de informações e auditorias sobre os contratos” da estatal.
Comments 2