O governador Ronaldo Caiado vai avançar na estratégia de levar prefeitos do PL, partido comandado em Goiás pela deputada federal Magda Mofatto, para o DEM, segundo informa a coluna Giro do jornal O Popular. O PL elegeu no ano passado 13 prefeitos no Estado, 5 a menos do que nas eleições municiais de 2016.
O núcleo político caiadista tem visto a deputada Mofatto como uma das lideranças da oposição para 2022, ainda mais depois que ela gravou um vídeo e postou nas redes sociais, com fuzil em mãos dentro do seu helicóptero particular, afirmando que iria mostrar ao governador Caiado como se faz para caçar o bandido Lázaro Barbosa. A deputada é aliada do presidente Jair Bolsonaro, que ensaia lançar um candidato próprio ao governo de Goiás no próximo ano.
O governador não pretende, por ora, avançar apenas nos prefeitos do MDB e do PP, partidos que considera muito a possibilidade de serem aliados em 2022. As conversas estão mais avançadas com os emedebistas, especialmente com o presidente estadual da legenda, Daniel Vilela, cotado pelos caiadistas para ocupar até mesmo a vaga de vice na chapa de Caiado.
Já uma reaproximação com o PP, presidido em Goiás pelo ex-ministro Alexandre Baldy, está sendo articulada por prefeitos do partido, especialmente o de Anápolis, Roberto Naves. No início deste ano, Caiado e Baldy se afastaram depois que o pepista cobrou publicamente do governador apoio à candidatura de Arthur Lira para a presidente da Câmara dos Deputados, num claro movimento do Palácio do Planalto para pressionar o Palácio das Esmeraldas. Dias seguintes, Caiado demitiu pessoas próximas (inclusive um irmão) de Baldy do governo estadual.