O grupo mais próximo do presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Bruno Peixoto (UB), promoveu um encontro neste domingo (17/3) com o senador Vanderlan Cardoso (PSD). O motivo foi comemorar o aniversário do deputado estadual e líder do governo na Alego, Talles Barreto (UB), anfitrião do encontro num condomínio fechado da capital.
Entretanto, nos bastidores políticos, a informação que circula nesta segunda-feira (18/3) é que o real objetivo seria a eleição para a Prefeitura de Goiânia em outubro. Vanderlan confirmou que vai lançar a sua pré-candidatura no próximo mês. E demonstrou ter gostado muito do papo com o grupo de Bruno Peixoto.
“Encontro muito bom com grandes amigos, nesse domingo, para comemorar o aniversário do deputado Talles Barreto, líder do Governo na Assembleia Legislativa de Goiás. O povo estava animado, aqui”, postou o senador nas redes sociais.
Além de Bruno Peixoto e de Talles Barreto, também estavam presentes os deputados estaduais Issy Quinan (MDB), Cairo Salim (PSD), Charles Bento (MDB). E os ex-deputados Jean Carlo e Samuel Almeida. Outra presença notada foi a do secretário Geral da Governadoria, Adriano Rocha Lima.
Apoio palaciano
Curiosamente, Bruno Peixoto e Vanderlan Cardoso tentaram buscar o apoio do governador Ronaldo Caiado (UB) e do vice Daniel Vilela (MDB) para suas pré-candidaturas a prefeito de Goiânia. Não tiveram êxito. O deputado, inclusive, retirou oficialmente a sua pré-candidatura e chegou a declarar apoio para o empresário Jânio Darrot (MDB). Mas nunca deixou de articular nos bastidores.
Já Vanderlan, diante da resistência palaciana de abrir um diálogo sobre a eleição na capital, começou a conversar com o PT em Brasília. No entanto, os petistas querem mesmo é o seu apoio à pré-candidatura da deputada federal Adriana Accorsi.
Em troca, especula-se que foi oferecido ao goiano um ministério (o PSD está na base do presidente Lula) e a promessa de apoia-lo para o governo de Goiás em 2026. Não avançou.
Com o diálogo rolando entre Vanderlan e o PT, uma ala do PSD em Goiás deflagrou mobilização para enfrentar o senador na convenção do partido em Goiânia, ao lançar a pré-candidatura do vereador Lucas Kitão para a Prefeitura.
Entretanto, Vanderlan tem deixado claro que vai disputar mais uma vez a eleição para o Paço Municipal, afastando (pelo menos por ora) a possibilidade de apoiar Adriana Accorsi.
Agora, uma possível aliança do senador com o presidente da Alego e seu grupo pode ser o fator novo para a eleição em Goiânia. Inclusive para o Palácio das Esmeraldas.