Pré-candidato a governador nas eleições deste ano, o prefeito Gustavo Mendanha (sem partido), de Aparecida de Goiânia, anunciou ontem à noite (14/01) em live nas redes sociais o apoio do prefeito de São Luís de Montes Belos, Major Eldecírio da Silva (PDT), reeleito no ano passado com 53,8% dos votos válidos do pequeno município goiano, que tem cerca de 15 mil eleitores. Na eleição de 2018, Major Eldecírio apoiou a candidatura do então senador Ronaldo Caiado (DEM) para o governo de Goiás. Seu partido também e, comandado pela deputada federal Flávia Moraes, continua na base do governador.
“Analisei muito bem todos os seus projetos para o governo nas áreas da saúde, da educação, segurança e social e entendi que é o melhor para Goiás. Portanto, estou declarando e hipotecando meu total apoio à sua pré-candidatura. Vamos caminhar juntos nas eleições deste ano”, afirmou Major Eldecírio. Ele convidou também outros prefeitos para conhecerem a gestão da Prefeitura de Aparecida.
Gustavo agradeceu e enfatizou a “coragem” do prefeito de São Luís de Montes Belos em declarar o apoio, “não temendo represálias por parte do governo”. Claro, ajuda nisto também o fato do prefeito Major Eldecírio já ter sido reeleito. No final, ambos combinaram de marcar alguns encontros assim que for superada a nova onda da pandemia da Covid-19. Além do pedetista, Gustavo contabiliza ainda o apoio declarado de mais três prefeitos: Edjane Alves (Maurilândia), Mano (Iaciara) e Prego (Trombas), todos filiados no PL, comandado em Goiás pela deputada federal Magda Mofatto.
Gustavo sabe que estes apoios estão bem aquém do necessário para ganhar a musculatura necessária à uma eleição ao governo de Goiás. O apoio dos prefeitos do PL também ainda depende da definição do partido sobre qual caminho vai trilhar nas eleições deste ano em Goiás: com Mendanha ou candidatura 100% bolsonarista com o deputado federal Vitor Hugo (leia mais aqui e aqui). De qualquer forma, ainda será pouco para enfrentar uma aliança em torno do governador Caiado que, com a adesão agora total do MDB, terá o apoio da maioria dos 246 prefeitos goianos.
Aliados de Gustavo reconhecem as dificuldades, mas afirmam que a maioria será superada até as convenções partidárias (final de julho) e o início da campanha eleitoral. Frisam que existem muitos outros prefeitos goianos simpáticos ao projeto, mas que por ora não vão se manifestar. Por um motivo simples: Gustavo precisa mostrar que realmente tem potencial eleitoral, principalmente nas pesquisas, para polarizar a disputa contra Caiado. Com isso, acreditam seus aliados, tende a ganhar mais apoios declarados e não apenas de políticos, mas também de setores organizados da sociedade.
Aliados de Gustavo lembram que o próprio Caiado também disputou a eleição de 2018 com o apoio de poucos prefeitos goianos. Oficialmente, de apenas 14 na campanha. Entretanto, na realidade este número foi bem maior, principalmente quando as pesquisas já demonstravam que Caiado tinha potencial para ganhar a eleição estadual ainda no primeiro turno. Muitos prefeitos (mais vereadores e deputados) que, oficialmente, apoiavam outros candidatos a governador, como José Eliton (PSDB) e Daniel Vilela (MDB), na prática já atuavam fortemente nos bastidores e alguns até mesmo de forma explícita para a campanha do DEM. Resultado no final: Caiado venceu a eleição em 238 dos 246 municípios goianos.
Leia também: Jânio Darrot sinaliza apoiar Gustavo para o governo de Goiás.