Pintou uma disputa entre os prefeitos Gustavo Mendanha (MDB) e Rogério Cruz (Republicanos) para saber qual cidade vacina o maior porcentual da população contra a Covid-19: Aparecida de Goiânia ou Goiânia. Para o gestor da capital, o melhor indicador para esta comparação é a cobertura da imunização (porcentual da população vacinada) e não a faixa etária atendida. É onde acredita que se sai melhor.
“Quer saber qual o melhor parâmetro de vacinação? É a cobertura de imunização e não as idades atendidas. O importante é que a maioria dos grupos contemplados tenham, efetivamente, vacina no braço! Ampliar a faixa de idade sem aplicar em todas as pessoas é ineficiente e irreal”, postou nas redes sociais.
Segundo o prefeito, Goiânia tem 814.123 doses de vacinas aplicadas na população. Com isso, 49,27% da população adulta recebeu pelo menos uma dose do imunizante, ou seja, 575.981 pessoas. “Quer mais um dado? Goiânia tem 20,36% de seu público-alvo na campanha imunizado, isto é, com 2ª dose ou dose única já aplicadas. Isso quer dizer que 1 a cada 5 pessoas maiores de 18 anos estão protegidos. Portanto, acima da média nacional: 14% dos brasileiros estão imunizados”, enfatizou.
O problema é que Goiânia ainda está vacinando pessoas com 43 anos de idade ou mais. Já o prefeito Gustavo Mendanha anunciou que em Aparecida de Goiânia começou a vacinar a população com 37 anos de idade. Com uma população estimada pelo IBGE de 422.600 pessoas acima de 18 anos e 170.797 doses aplicadas, o município atinge 40,4% da sua população vacinada. Além disso, 58.370 pessoas já se vacinaram na cidade com duas doses ou com a vacina de dose única, o que representa 13,8% da população apta a vacinar.
Para a prefeitura de Aparecida, estes porcentuais são praticamente os mesmos dos da capital, com diferenças muito pequenas. E com um detalhe: Goiânia estaria recebendo mais doses das vacinas por população per capta desde o início da campanha de vacinação. Vale lembrar que o governador Ronaldo Caiado (DEM) anunciou a chegada de novas remessas de vacinas para Goiás e na manhã deste sábado estará ao lado do prefeito Rogério Cruz no esforço para ampliar a imunização da população na capital, com a abertura de novos postos (que, claro, demandarão mais vacinas).
Ou seja: a disputa para saber quem vacina mais também ganha importância eleitoral para 2022.