O Procon Goiás notificou na semana passada duas operadoras de plano de saúde por conta do mau atendimento aos milhares de usuários: a Hapvida e a Unimed Goiânia. Em relação à primeira, o órgão de defesa do consumidor monitorou o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) o plano de saúde e constatou a má prestação de serviço ofertada aos segurados. A empresa foi autuada.
Os fiscais flagraram as seguintes irregularidades: a ausência, no primeiro menu eletrônico, de opção de contato direto com atendente, a falta de informação, no início da ligação, sobre o protocolo daquele atendimento e que só foi ofertada a opção de contato direto com o atendente após o terceiro menu. “Tais comprovações confirmam as inúmeras denúncias e reclamações feitas pelos usuários da assistência médica sobre a dificuldade em se obter informações junto à empresa”, informou o Procon. A Hapvida terá 10 dias para apresentar sua defesa e a documentação solicitada pelos fiscais. A multa pode chegar a R$ 11,3 milhões.
A Unimed Goiânia foi notificada e terá o prazo de até cinco dias (vence nesta semana) para apresentar documentação que esclareça ao Procon-GO sobre denúncias de má prestação de serviço relatadas por mães de crianças e adolescentes com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Como demora para o início do tratamento, falta de transparência dos valores revertidos pela empresa para o tratamento e a falta de profissionais especializados em TEA.