As comemorações dos cinco anos de criação da Igreja CASA duraram cinco dias (entre 27 de abril e 1º de maio) em Goiânia e tornaram-se um novo marco para a igreja: grande participação de público, que superou 1,2 mil pessoas em cada culto. Para comemorar, contou com convidados especiais, como os pastores Marcos Feliciano, Alexandre Marinho e Alexandre Guilherme, entre outros famosos no universo evangélico brasileiro.
O crescimento da igreja impressiona. O primeiro culto, realizado em 2017, contou com a participação de apenas 63 pessoas. Foi realizado no salão de festas do condomínio onde moravam os pastores Davi Passamani e Giovanna Lovaglio, fundadores da CASA, em Goiânia. Hoje, cada culto da igreja tem público médio de 1,2 mil pessoas e muitos chegam a superar 2 mil pessoas.
A igreja nasceu quando o pastor Davi Passamani, cantor gospel há 21 anos, e sua esposa e pastora Giovanna Lovaglio, também advogada, vieram de Coronel Fabriciano (MG) para morar em Goiânia.
O segundo culto já reuniu 90 pessoas. Três meses depois, já eram mais de 120 por culto. Em poucos meses, as celebrações começaram a ser realizadas no antigo Oliveiras Place. Toda a capacidade do ambiente, de 800 pessoas, passou a ser ocupada nos primeiro ocultos. A mudança da CASA para um espaço ainda maior, na Avenida 85, ocorreu em abril de 2018. O local, ainda em reforma, tinha capacidade para 1,2 mil pessoas, mas logo foi expandido para 2 mil.
No ano passado, a CASA inaugurou o seu novo templo na Avenida T-63, no Setor Pedro Ludovico. Conta com cerca de 7 mil m² de terreno e o prédio tem 3 mil m² de área construída, mas já preparado para futuras expansões.
Crianças, jovens e famílias
Como explicar tamanho crescimento em tão pouco tempo da CASA? “Deus! Não fazemos nada que seja restrito, pequeno. Tudo o que fazemos gera uma dimensão muito grande, em tamanho e intensidade”, afirma a pastora Giovanna Lovaglio. Os fiéis da igreja, em sua maioria, são jovens. As crianças recebem atenção especial, tanto nas atividades religiosas quanto em projetos especialmente voltados para elas. São mais de 300 em cada culto.
A igreja também lança produtos que fazem sucesso rapidamente, como o Galerinha da CASA, uma animação com seis personagens com características físicas e personalidades bem distintas com histórias musicadas. Para o público jovem, o projeto CASA Share faz um enorme sucesso e tem forte repercussão nas redes sociais, pelo formato inovador, comparado com os cultos tradicionais. “A proposta nasceu a partir de uma profunda reflexão sobre a melhor forma de os jovens da igreja falarem de Jesus para outros jovens”, explica o pastor Davi Passamani.
Os jovens também são atraídos pelo sucesso da banda Casa Worship. Formada pela igreja em 2018, destaca-se pelas músicas evangélicas em estilo pop rock. O grupo tem mais de 650 milhões de visualizações no Youtube e mais de 120 milhões de streamings no Spotify, figurando no topo das músicas de estilo gospel mais acessadas por brasileiros no Instagram.
Expansão
Os pastores da CASA nunca pensaram em expandir a atuação da igreja para fora de Goiânia. Mas, devido ao rápido e surpreendente sucesso, foram convencidos por fiéis a abrir a primeira unidade fora da capital goiana, mais exatamente no Entorno do Distrito Federal. No início de 2022, a igreja inaugurou um templo no município de Águas Lindas, em um prédio onde funcionava antes uma antiga boate.
Começou com a presença de cerca de 80 pessoas nos cultos, mas o público médio já supera hoje 300 pessoas por culto e a expectativa é que ultrapasse 1 mil fiéis até o final deste ano. Os pastores Davi e Giovanna recebem propostas de abrir unidades da CASA em outros municípios goianos e até de outros Estados.
Entretanto, afirmam que o propósito da igreja não é promover uma forte expansão territorial, mas consolidar as suas ações de evangelização e projetos sociais na Grande Goiânia, e agora em Águas Lindas. “Gostamos de estar em contato direto com os nossos fiéis, com cultos alegres, mas também com ensinamentos e mensagens fortes de Deus”, enfatiza o pastor Davi.