A indústria indiana Raj Process Equipments and Systems anunciou interesse de investir na produção de biometano, a partir da vinhaça da cana-de-açúcar, em Rio Verde (GO). Para isto, representantes da empresa assinaram um acordo de intenção de investimento com o governador Ronaldo Caiado, em Nova Délhi, capital da Índia.
As tratativas começaram em 2020 e, com a parceria formalizada, os próximos passos incluem estudos técnicos para viabilizar a instalação da fábrica em Rio Verde. O objetivo é que, nos próximos anos, o biometano produzido no Sudoeste Goiano seja referência para abastecimento de frotas em todo o país.
Ônibus
O acordo faz parte de um movimento estratégico para fomentar o uso de combustíveis renováveis no estado. “O biometano é uma alternativa viável e sustentável. Esse acordo com a indústria indiana é mais um passo para consolidarmos nossa liderança nesse setor”, afirmou Caiado.
Há previsão da chegada de 500 ônibus movidos a biometano para o transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia.
Um desses ônibus já está em teste e, aos poucos, a frota será ampliada, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis e promovendo a descarbonização da matriz de transporte. Com isso, a demanda por esse combustível limpo crescerá.
A região de Rio Verde possui forte produção sucroalcooleira, com diversas usinas que geram vinhaça. Um subproduto da fabricação de etanol e matéria-prima essencial para a produção do biometano.