O ex-prefeito Gustavo Mendanha (MDB) anunciou nesta terça-feira (25/6) nas redes sociais o seu apoio formal à pré-candidatura de Leandro Vilela (MDB) para prefeito de Aparecida de Goiânia nas eleições deste ano.
Na semana passada, reunião entre o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e Vilmar Mariano (UB) selou o fim do projeto de reeleição do atual prefeito.
Agora o desafio da base do governador é viabilizar a pré-candidatura do ex-deputado federal Leandro Vilela. Ele é sobrinho do ex-governador e ex-prefeito Maguito Vilela, que faleceu em 2021 em decorrência da Covid-19, após ter sido eleito prefeito de Goiânia.
Vilmar Mariano foi rifado depois do prazo de 60 dias, contado a partir da sua filiação no União Brasil, para que conseguisse viabilizar eleitoralmente a sua pré-candidatura à reeleição. Pesquisas internas do Palácio das Esmeraldas mostraram que, apesar de todo o esforço do prefeito neste período, ele não teria conseguido reduzir a vantagem do deputado federal Professor Alcides (PL).
Desafio maior
O desafio maior agora é do ex-prefeito Gustavo Mendanha, que deve assumir a coordenação-geral de Leandro Vilela. Ele destacou que o ex-deputado tem melhores condições de aglutinar a base governista em Aparecida e dar continuidade às suas administrações e às de Maguito.
Além do forte capital político de Gustavo Mendanha em Aparecida, que não foi usado em favor do prefeito Vilmar Mariano, pois ambos se distanciaram por desavenças pessoais, o grupo de Leandro conta também com a força do vice-governador Daniel Vilela (MDB). O sobrenome Vilela tem muito peso no eleitorado aparecidense por conta das gestões muito vem avaliadas de Maguito entre 2009 e 2016.
Outro cabo eleitoral muito importante para o projeto de eleger Leandro é o próprio governador Ronaldo Caiado, cuja administração estadual goza de alta popularidade em Aparecida.
Aposta palaciana
Um outro desafio é evitar que Vilmar Mariano, ainda ressentido por ter sido preterido, se vire contra Leandro. Podendo ficar neutro na eleição municipal ou até mesmo apoiar outra candidatura. Por ora, o prefeito tem sinalizado que não tomará nenhuma decisão radical, embora ainda não declarou apoio ao ex-deputado federal.
O núcleo político palaciano avalia que, com a entrada para valer de Gustavo Mendanha, Daniel Vilela e Caiado na campanha de Leandro, além do legado ainda muito vivo de Maguito na memória dos eleitores aparecidenses, será possível reverter a atual vantagem do bolsonarista Professor Alcides na cidade até outubro.