A aprovação do presidente Lula (PT) despencou para apenas 24%, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (14/12). Uma impressionante queda de 11 pontos percentuais em apenas dois meses.
A última pesquisa divulgada até então, em dezembro do ano passado, apontava a aprovação do petista em 35%.
Os que acham o governo ruim ou péssimo são 41%. Em dezembro, eram 34%. Já a porcentagem de brasileiros que acham o governo regular oscilou, de 29% para 32%.
O Datafolha ouviu 2.007 brasileiros nesta semana em 113 cidades. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.
Mulheres
Em seus três mandatos, o percentual mais baixo de aprovação que Lula havia atingido foi em 2005, com 28%, em meio aos escândalos do mensalão.
A avaliação positiva do presidente entre mulheres caiu 14 pontos percentuais. Agora, empata numericamente (24%) com a dos homens, segundo pesquisa Datafolha.
Na última pesquisa, em dezembro, 38% do público feminino viam o governo positivamente, contra 33% do masculino.
Lula 2026
O presidente Lula disse nesta sexta-feira (14/2) que ainda é incerta sua candidatura à reeleição em 2026. Ele afirmou, em entrevista para a Rádio Clube do Pará, que só irá se candidatar se tiver “100% de saúde”. Mas frisou também que hoje desfruta de total energia e “acha que pode ser candidato”.
“Se eu tiver com 100% de saúde, energia que eu tenho hoje [eu me candidato], inclusive, de cabeça limpa, porque caí, um tombo, machuquei e fiz um tratamento, limpei minha cabeça, tirei tudo que era bobagem que tinha na cabeça, só ficou coisa boa agora e pensamentos positivos. É esse país que a gente vai discutir em 2026. Se eu estiver legal e achar que posso ser candidato, posso ser candidato, mas não é a minha prioridade agora, quero governar 2025”, disse o petista.