Pesquisa do Datafolha mostra uma queda de dez pontos percentuais entre aqueles que preferem a democracia como forma de governo. Segundo o levantamento, 69% dizem que a democracia é o melhor para o país. Em 2022, eram 79%, maior índice da série histórica iniciada em 1989.
Essa forma de governo também é mais apoiada por quem tem nível superior (87%) do que entre os menos instruídos (56%), assim como entre os mais ricos (80%) do que os mais pobres (61%).
Enquanto 5% afirmavam, em 2022, que um regime ditatorial é aceitável sob certas circunstâncias, 8% têm essa opinião agora.
A pesquisa também aponta que 52% dos entrevistados acreditam que houve risco de golpe em 2022, mas quase metade dos que têm curso superior (47%) isentam o ex-presidente. Já 62% são contra uma anistia aos golpistas.
Braga netto
Preso desde sábado sob acusação de tentar obstruir as investigações sobre a tentativa de golpe de Estado, Walter Braga Netto trocou de advogado. A família do general quatro estrelas destituiu Luis Prata, que o defendia desde que o indiciamento pela Polícia Federal, em novembro.
O novo defensor do militar é José Luis Oliveira Lima, um dos criminalistas mais respeitados do Brasil, que advogou para José Dirceu no mensalão. O novo advogado afirma que “não existe a menor possibilidade de haver delação premiada. Não tem o que delatar”.