O ex-governador José Eliton confirmou hoje (30/3) a sua renúncia do PSDB goiano, partido onde era presidente licenciado do diretório estadual, para filiar ainda nesta quarta-feira no PSB. Ficou por quase sete anos (filiou em setembro de 2015) no ninho tucano, depois de muitos anos no antigo PFL (que depois virou DEM e agora União Brasil), à convite do então governador Marconi Perillo, de quem era já vice.
A carta de renúncia foi endereçada ao presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, mas fez menções aos tucanos em Goiás. Diz que o partido vem “muito bem conduzido” por Marconi Perillo, a quem agradece pela “confiança e respeito” desde quando estavam no governo do Estado.
O ex-governador deixou o PSDB para filiar, provavelmente ainda hoje, ao PSB. Afirma que recebeu convite de Geraldo Alckmin, provável vice na chapa de Lula (PT), e também do deputado federal goiano Elias Vaz. José Eliton entrará no PSB como potencial pré-candidato do partido ao governo de Goiás, numa aliança com os petistas e outros partidos.
Centro-esquerda
A ideia é formar uma ampla aliança da centro-esquerda no Estado para bater de frente contra as reeleições do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e do presidente Jair Bolsonaro (PL). Convém lembrar que o PT tem o ex-reitor Wolmir Amado (PUC/GO) como pré-candidato a governador, mas lideranças do partido não demonstram menor resistência em ceder a vaga em nome de uma aliança maior para Lula em Goiás.
Na semana que vem José Eliton deve ir à São Paulo para uma reunião com Alckmin e Lula. A sua expectativa é de realizar um evento no próximo mês em Goiânia com a presença de ambos.
Na eleição de 2018 ao governo de Goiás, José Eliton tentou a reeleição, mas ficou em terceiro lugar. Naquele ano, ainda como governador, declarou no segundo turno da eleição presidencial voto para Fernando Haddad (PT). No ano passado, o ex-tucano defendeu aliança com o PT e partidos da esquerda para a eleição deste ano em Goiás, mas a sua ideia foi descartada pela cúpula goiana do PSDB, inclusive pelo próprio Marconi Perillo.