Presidente nacional do PSDB, o ex-governador Marconi Perillo fez dura críticas nesta terça-feira (19/12) aos gastos deste ano no governo Lula (PT). “À medida em que os dados da economia brasileira vão se consolidando, com a chegada do fim do ano, vai ficando cada vez mais claro que estamos entrando em um buraco do qual talvez o país tenha dificuldade de sair. Endividar-se para crescer não é um caminho responsável”, disse.
O tucano citou dados da reportagem do jornal O Estado de S.Paulo. Eles apontam para aumento das despesas do governo, neste primeiro ano de mandato, em um ponto percentual em relação ao PIB. “O governo já está gastando 19,2% de tudo o que o Brasil produz. Com isso, mais a queda da arrecadação, o rombo das contas públicas já dá sinais de que vai entrar em um caminho sem volta”, afirmou Marconi.
O tucano lembrou que o Brasil só teve déficit tão grande durante a pandemia da Covid-19, no governo de Jair Bolsonaro (PL), “Algo natural e até esperado”, frisou. Além de 2015, às vésperas do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).
“Esse excesso de gastos do governo é péssimo para o Brasil”, afirmou. “A gastança desenfreada que o governo federal praticou neste primeiro ano de mandato tem de ser barrada, ou sabemos onde vamos parar: alta de juros, inflação e, consequentemente, recessão e desemprego”, enfatizou o presidente nacional do PSDB.
Leia também: Goiânia 2024: pode haver aliança entre PT e PSDB?