Há muitas conversas nos bastidores para as eleições deste ano em Goiás. A maioria passa longe do conhecimento de todos. Muitas sequer avançam em algo concreto. Mas, são elas que começam desenhar o cenário político no Estado. Uma destas conversas teria acontecido entre o ex-governadores Marconi Perillo (PSDB) e Alcides Rodrigues (Patriotas), hoje deputado federal.
Ambos foram aliados nas eleições que deram os dois primeiros mandatos de governador para Marconi, tendo Alcides como vice. Na eleição de 2006, o vice já era governador e foi candidato a reeleição. O tucano foi eleito senador. Em 2009 romperam e nunca mais se reaproximaram. Mas, em política, o aliado hoje pode ser o adversário amanhã, que pode se tornar aliado depois de amanhã.
Tucanos afirmam que a conversa entre os dois ex-governadores foi cordial, embora não sinalizou uma reconciliação. A iniciativa teria partido de Marconi Perillo, com o objetivo de formar uma aliança política para a eleição de 2022. O Patriotas, do deputado Alcides, já anunciou que vai apoiar o prefeito Gustavo Mendanha (sem partido) para o governo de Goiás. Portanto, não deve caminhar com o governador Ronaldo Caiado (União Brasil).
A questão é que pode haver uma aliança entre Marconi Perillo e Gustavo Mendanha na eleição deste ano. Os dois estão praticamente empatados tecnicamente em segundo lugar nas pesquisas recentes para o governo de Goiás. Sairia candidato o que estiver em melhores condições eleitorais de enfrentar Caiado. É uma das muitas conversas em curso nos bastidores.
O problema é que o presidente estadual do Patriotas, Jorcelino Braga, que foi secretário da Fazenda no governo de Alcides, não quer reaproximação com Marconi. Caso uma aliança entre Gustavo Mendanha e o tucano se consolide mesmo, Braga não participaria da campanha. Mas, não vetaria o apoio para Gustavo, desde que ele seja o candidato a governador na chapa.
E se o candidato a governador for Marconi? Tucanos afirmam que uma possibilidade é oferecer a vaga de candidato a vice-governador para o prefeito de Santa Helena, João Alberto Rodrigues (Patriotas), filho do deputado Alcides Rodrigues. É improvável, hoje, que tal costura resulte em algo concreto para a eleição deste ano. Mas não é impossível.