O ex-governador Marconi Perillo está empolgado com a possibilidade de sair candidato ao governo de Goiás em 2022, mesmo depois dele e o PSDB terem sofrido uma grande derrota eleitoral em 2018, quando o então governador José Eliton ficou em terceiro lugar e ele próprio ter amargado um quinto lugar para o Senado. Desde agosto, os tucanos têm realizado encontros regionais em Goiás. Neles, as lideranças pedem uma nova candidatura (seria a quinta) de Marconi ao Palácio das Esmeraldas. No último sábado, em Catalão, não foi diferente. O que mudou é que Marconi tem sinalizado mais a sua vontade de disputar a eleição estadual.
O tucano tenta, nos discursos, se diferenciar do governador Ronaldo Caiado (DEM). “Eu vim lá de baixo, de uma cidade pequena do interior, de uma família simples. Aprendi a sofrer com sofrimento das pessoas. É por isso que, ao chegar no governo, criei uma rede de mais de 20 programas de inclusão social”, frisa. “Caiado nasceu em berço de ouro. Colocou a mão nas terras dos coitados dos posseiros, expulsando as pessoas das suas fazendas, foram ficando ricos às custas de apropriar terras. Estudou no Rio de Janeiro, na França, nunca sentiu a dificuldade das pessoas mais pobres”, diz.
Corrupção
Marconi Perillo também cobra investigações sobre “suspeitas de corrupção” no atual governo. “Cadê o Ministério Público daqui? Caiado até agora só fez operações contra os adversários. Cadê as operações em relação ao governo dele? Um primo dele acusou o secretário de Segurança atual de ter roubado R$ 1 milhão. Mas puseram panos quentes e não deu em nada. A investigação não deu em nada”, afirma. E finaliza: “Estou pronto para debater Goiás, para comparar os nossos governos com esse governo atual que é incompetente, mentiroso, perseguidor e que não fez nada.”
Com essa linha de discurso, Marconi Perillo tenta dividir com o atual governador dois desgastes de imagem que ele mesmo sofre perante o eleitorado goiano: de que houve corrupção nos seus governos (especialmente nos dois últimos) e que teria ficado rico na carreira política. O tucano também tem a expectativa de que boa parte dos eleitores estaria decepcionada com Ronaldo Caiado. Trata-se de uma aposta, porque nenhuma pesquisa atual aponta para este nível de desgaste na aprovação do atual governo ou do governador.