Atualização (6h30): Mais uma vez a ministra Marina Silva (Meio Ambiente) cancelou agenda, que havia sido confirmada, para receber nesta terça-feira (4/7) a Comenda Washington Novaes, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). A presença da ministra em Goiânia foi confirmada pelo deputado Antônio Gomide (PT), autor do projeto que criou a comenda. Isto, depois de Marina Silva ter cancelado a presença na primeira data da homenagem, que seria realizada em junho.
Aliás, isto acontece num momento em que se debate a eficácia do combate ao desmatamento do cerrado em Goiás. De acordo com Gomide, dados da Secretaria de Estado do Meio Ambiente mostram que atualmente apenas 35% do bioma está preservado. Além disso, uma lei aprovada na Alego facilita a concessão de licenças para desmatamento.
A propósito, a comenda recebe o nome do jornalista goiano Washington Novaes, que foi reconhecido internacionalmente por sua luta pela preservação do meio ambiente. Ele já fazia, há quase duas décadas, vários alertas sobre o desmatamento do cerrado e atuou para implementação de políticas para melhoria da produção de grãos e gado sem novos desmatamentos.
“Não é preciso desmatar nenhum hectare mais no cerrado. Mas o desmatamento prossegue em todo o Centro-Oeste, no Tocantins, no Maranhão, no Piauí e, em nível alarmante, no oeste da Bahia. Para plantar cana e soja. E fornecer lenha a siderúrgicas – como em Minas Gerais”, escreveu em 2013. Na época, 50% do cerrado ainda estava preservado. Além da ministra Marina Silva, outras 29 personalidades de Goiás e do Brasil serão homenageadas pela Alego.
Saiba mais: Marina Silva adia agenda em Goiânia em meio a polêmica