A Caoa Chery começou a produzir este mês em Anápolis (Goiás) os primeiros carros nacionais com tecnologia híbrida 48V: o Tiggo 5x PRO Hybrid (R$ 169.990) e o Tiggo 7 PRO Hybrid (R$ 199.990), que chegam ao mercado na segunda quinzena de julho próximo. A mesma tecnologia será implementada no Arrizo 6 PRO Hybrid (R$ 159.990) que a partir de agosto desembarca no Brasil importados da China.
Já o Tiggo 8 Plug-in Hybrid (R$ 269.990) que começa a ser produzido em Anápolis, também será comercializado em agosto nas concessionárias. O veículo híbrido plug-in passa a ser o único modelo desse tipo a ser vendido no Brasil a contar com uma transmissão híbrida dedicada (DHT) com dois motores elétricos.
Com investimentos de R$ 1,5 bilhão, a montadora tornará a planta industrial goiana uma das mais modernas do setor automotivo brasileiro. “Estamos liderando a virada tecnológica da nossa indústria com a complementação do nosso portfólio, seguindo a tendência global de carros verdes”, afirmou o vice-presidente de Operações da empresa, Marcio Alfonso.
Estratégia global
A Caoa vai implantar na fábrica em Anápolis a estratégia Q Power, lançada globalmente pela Chery China. Focada em tecnologia e inovação, a estratégia envolve todos os tipos de motores e energia e é dividida em três vertentes: IQ (Intelligence Quotient) que abrange modernos e inovadores motores a combustão; AQ (Attitude Quotient), voltada para a economia de combustível com tecnologias híbridas; e EQ (Ecological Quotient), de veículos elétricos ou movidos a outros tipos de combustíveis focados na sustentabilidade.
É atenta a esse contexto que a Caoa iniciará a fabricação de modelos híbridos na planta de Anápolis. “Este é o primeiro passo para que a fábrica se torne um verdadeiro hub de inovação tecnológica dentro da indústria automobilística nacional”, frisa Alfonso. Em 2021, a fábrica recebeu investimentos de mais de R$ 1,5 bilhão, que gerou 800 novos empregos e possibilitou a introdução das novas tecnologias no portfólio.
Em Anápolis, os engenheiros da Caoa Chery também contam com o Centro de Pesquisas e Eficiência Energética. Além de realizar testes de emissões e químicos para apoiar o desenvolvimento de veículos, motores e pesquisas sobre novos combustíveis, possui capacidade para realizar serviços e homologações de veículos híbridos, híbridos plug-in e elétricos.
Leia também: Caoa deve produzir duas picapes médias em Anápolis.
Conteúdo produzido em parceria com o portal EMPREENDER EM GOIÁS.