O perfil dos brasileiros que estão pedindo empréstimo tem mudado neste ano: 43,9% dos pedidos de crédito em abril deste ano foram para investimento em empreendedorismo, contra 35,1% no mesmo mês do ano passado. Já os empréstimos para pagamento de dívidas caíram de 34,2% (2021) para 30,1% (2022). O levantamento é da fintech Provu.
A apuração ainda mostrou que há uma mudança de comportamento entre o perfil dos brasileiros que estão pedindo empréstimos. Em abril de 2021, ainda durante o isolamento social, 13,7% das solicitações foram para compra, financiamento, reformas ou pequenos reparos em casa. Já este ano, o total de pedidos com a mesma intenção foi de 8,3%.
“Esses números refletem como o fim do isolamento social vem mudando o comportamento dos brasileiros. Um exemplo disso são os pedidos relacionados ao empreendedorismo e cuidados com o lar. Se durante a quarentena as pessoas passaram a buscar um ambiente mais agradável e funcional, agora estão aos poucos retomando suas atividades e suas prioridades mudaram”, comenta Marcelo Ramalho, CEO da Provu.
O aumento nos pedidos de empréstimos para investir no negócio (seja novo ou já existente) pode até apontar para uma retomada da confiança na economia brasileira. Entretanto, muitos empresários tomaram recursos nos bancos para honrar pagamento de dívidas com fornecedores, folha salarial e aumentar o capital de giro. Isto reflete a queda nas vendas e o aumento dos custos.