O empresário José Garrote, dono da São Salvador Alimentos (SSA), vai assumir nesta segunda-feira a presidência da Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial Goiás) no lugar do empresário Otávio Lage Filho, um dos donos do grupo Jalles Machado. A cerimônia de posse será no espaço Memoratto, em Goiânia, com palestra de Caio Megale, da XP Investimentos.
José Garrote fundou a SSA em 1991, como Abatedouro São Salvador, em Itaberaí (GO). Começou com 70 funcionários e capacidade de abate de 2,5 mil aves por dia. Ao longo destas décadas a empresa investiu no aumento da sua capacidade produtiva, lançou novos produtos, garantiu maior valor agregado à sua produção e conquistou novos mercados no Brasil e exporta para mais de 70 países. Hoje fatura mais de R$ 2 bilhões por ano.
Otávio Filho está no comando da Adial desde 2017 e liderou, em 2019, um dos raros momentos de embates públicos entre o setor produtivo e o governo de Goiás, por conta da política de redução dos incentivos fiscais defendida pelo governo de Ronaldo Caiado (DEM), que gerou até uma CPI na Assembleia Legislativa. Em 2020, empresários e governo estadual se acertam com a implantação do novo programa de incentivos, o ProGoiás. O governador Ronaldo Caiado é esperado para a cerimônia de posse de José Garrote.
A Adial é uma entidade criada em 1995 e tem filiadas mais de 100 grandes empresas, a maioria do setor industrial em Goiás. Também faz parte do Fórum das Entidades Empresariais do Estado. Presidente da FIEG, Sandro Mabel, já parabenizou o José Garrote nas redes sociais. “Parabéns ao amigo e empresário de muito sucesso, José Garrote. Tenho certeza que fará um brilhante mandato à frente da Adial”, escreveu no Twitter.