Apenas 9% dos eleitores brasileiros afirmam que não votarão nem no ex-presidente Lula (PT) nem no presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na eleição de 2022. O dado é da pesquisa do Instituto PoderData, realizada entre 5 e 7 de julho. Em junho, essa taxa era de 13%. No universo dos que não votam de jeito nenhum em Lula ou Bolsonaro, 49% votam em branco ou nulo. A taxa é 25 pontos maior que a da rodada de junho, quando era de 24%.
Outro dado importante da pesquisa é que, no cenário atual, a terceira via tem cada vez maior dificuldade de achar um espaço para crescer no eleitorado brasileiro, caso se confirme mesmo a polarização entre Lula e Bolsonaro para 2022.
Em junho, Ciro Gomes (PDT) parecia estar ganhando espaço neste grupo, mas recuou nesta rodada. Eram 23% os que votariam no pedetista entre aqueles que não votariam em Lula ou Bolsonaro. Agora, só 11% disseram que votariam em Ciro. Luiz Henrique Mandetta (DEM) absorve 13% dos votos daqueles que não querem o ex-presidente nem o atual, enquanto 12% desse grupo votam em João Doria (PSDB).
Foram 2.500 entrevistas em 421 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.