O decreto da Prefeitura de Goiânia que afrouxa restrições em bares e restaurantes e permite maior número de alunos em sala de aula veio num momento preocupante da pandemia na cidade, em que a ocupação e leitos de UTI sobe de forma contínua e com a confirmação de transmissão comunitária da variante delta do vírus, também conhecida como variante indiana.
O prefeito Rogério Cruz assinou o decreto na terça-feira (23) retirando a limitação de 30% da ocupação dos bares e restaurantes, prevendo somente distanciamento mínimo de 2 metros por mesa e ocupação de até seis pessoas (o limite era cinco). O ato foi assinado cinco dias após o secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, mostrar preocupação com a transmissão comunitária da delta, identificada por pesquisa que mapeou variações genéticas do vírus. Por ser uma variante mais contagiosa, o secretário pediu aos goianienses para reforçarem as medidas de prevenção.
Quando o novo decreto foi assinado, a ocupação dos leitos de UTI Covid-19 na capital, segundo boletim da Secretaria Municipal de Saúde, estava em 92%. Nesta quarta-feira (23), esse índice aumentou mais um pouco e chegou a 93,6%. No dia 2 de junho, a ocupação dessas UTIs era de 72%.