O deputado estadual José Machado foi escolhido como líder da bancada do PSDB na Assembleia Legislativa. Aliás, a bancada tucana tem minguado desde 2018 e, para esta legislatura, além de Machado, tem apenas outro deputado: Gustavo Sebba. A diferença é que o primeiro vai exercer seu primeiro mandato parlamentar na vida. E já com a função de liderar no Legislativo estadual o principal partido de oposição ao governador Ronaldo Caiado (UB).
José Machado foi eleito com 22,9 mil votos no ano passado. Sua principal base eleitoral fica em Goianésia, região que tem forte influência da família Lage Machado, muito próxima do ex-governador Marconi Perillo (PSDB). O deputado é médico e criador do Projeto Goiás Solidário, que leva atendimento gratuito aos municípios goianos. Por conta disto, teve votos em 162 municípios goianos.
Perfil
Além de ser seu primeiro mandato como deputado, José Machado não apresente um perfil de fazer oposição agressiva. Pelo contrário. Em seu perfil, afirma que o seu foco como parlamentar será “legislar a favor do povo goiano, principalmente nas áreas da saúde, desenvolvimento social, geração de emprego e renda, desburocratização para desenvolvimento do setor privado”. Mas também frisa que vai fiscalizar as ações do governo Caiado.
Já o experiente deputado Gustavo Sebba, eleito no ano passado pela terceira vez para a Assembleia, com 27,9 mil votos (quase 5 mil a menos do que teve na sua primeira eleição em 2014), estaria mais focado para a eleição municipal de Catalão, em 2024. O tucano pretende concorrer novamente para a prefeitura, sendo que desta vez não terá de enfrentar o prefeito Adib Elias (UB), que já foi reeleito em 2020.
Saiba mais: Assembleia de Goiás sob o comando caiadista