O número de partidos representados na Câmara de Goiânia sofreu redução com a janela partidária encerrada no último sábado (6/4), quando é permitido os vereadores trocarem de legenda sem risco de perderem o mandato.
Com as alterações, o número de siglas com representação na Casa caiu de 17 para 12. Os quatro partidos que deixaram de ter representantes foram Agir, PSD, PSB e PP. Destes, o PSD tem o senador Vanderlan Cardoso como pré-candidato para prefeito de Goiânia.
Entretanto, a distribuição de partidos na Câmara de Goiânia vai sofrer novas alterações por conta de decisões judiciais relativas ao descumprimento da chamada cota de gênero nas eleições de 2020. O Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Goiás (TRE-GO) vai diplomar, nesta sexta-feira (12/4), três novos vereadores.
O MDB, que já era a sigla com maior representatividade na Câmara de Goiânia, ganhou mais três vereadores e passou a ter nove representantes. Mas nesta sexta-feira (12/4) terá o décimo parlamentar com a diplomação de Bill Guerra.
Em seguida, está o Solidariedade (SD) vem na sequência, com sete vereadores. Mas, o partido perderá o vereador Paulo Henrique da Farmácia, que teve o mandato cassado em razão do descumprimento da cota de gênero. Portanto, ficará com seis no total.
Os demais
O PRD, o Republicanos e o União Brasil (UB), com três vereadores cada, compõem a terceira maior bancada. O PRD, do presidente da Câmara, Romário Policarpo, perdeu o vereador Pastor Wilson na janela partidária. Mas vai ganhar Markim Goyá, que será diplomado nesta sexta-feira.
O Democracia Cristã (DC), o PDT e a federação PSDB-Cidadania têm dois vereadores cada. O PT e o PL, do presidente Lula e do ex-presidente Jair Bolsonaro, respectivamente, têm apenas um vereador, cada. O mesmo número tem o Avante e Podemos, cada.
Entretanto, com as diplomações desta sexta-feira, o PDT perderá o vereador Edgar Duarte (ex-PMB) e o PT ganhará mais uma cadeira, com o ingresso de Fabrício Rosa (eleito pelo PSOL).
As mudanças de partido fazem parte das estratégias das siglas para formação de chapas visando às eleições municipais deste ano. A partir de 2024, o número de vereadores em Goiânia passará dos atuais 35 para 37.