Reeleito presidente do MDB goiano nesta sexta-feira (02) para seu terceiro mandato à frente do diretório, o ex-deputado federal Daniel Vilela agora tem o desafio de contornar a ansiedade do grupo ligado ao prefeito Gustavo Mendanha (Aparecida de Goiânia), que busca fincar o pé com uma candidatura do partido ao governo do Estado em 2022. O nome colocado por este grupo é o do próprio Mendanha, claro, que está em plena pré-campanha pelo interior do Estado.
Ontem, durante a convenção, o prefeito de Aparecida deu o recado e falou em entrevista que o MDB tem que dialogar com todos os partidos que “queiram enfrentar o governador (Ronaldo Caiado)” no ano que vem. Também em entrevista, em outro momento, Daniel apontou outro caminho. Afirmou que o MDB tem que conversar com todos os partidos, sem discriminação. Ou seja, tem que conversar com Caiado também.
A postura de Daniel se alinha à do ex-prefeito Iris Rezende e à maioria dos prefeitos do partido, que defendem uma aproximação com o governador e que se discuta uma aliança eleitoral em 2022. Com a relação deteriorada com Caiado, devido aos ataques que sofreu do próprio governador e de aliados dele, Mendanha não tem clima para esse diálogo e demonstra disposição até de deixar o MDB, caso a composição avance. Tem conversado muito com partidos como o PSDB. O prefeito de Aparecida acredita que existe um caminho aberto para o crescimento de uma candidatura de oposição em Goiás, mas que, mesmo se não vencer uma eventual disputa com Caiado, se firma como um nome forte para 2026.
Em seu discurso após o resultado da convenção, na qual teve 126 dos 129 votos registrados (os outros três foram nulos brancos), Daniel falou em manter o protagonismo do MDB em eleições majoritárias em Goiás e disse que vai buscar um caminho que seja o de fortalecer o partido. Insinuou que, hoje, a candidatura própria pode ser esse caminho, mas que não vai deixar de conversar com as demais forças políticas até o ano que vem.
Enquanto isto, Gustavo Mendanha segue sua agenda pelo interior do Estado defendendo a tese de candidatura própria junto às lideranças municipais do MDB e buscando apoio entre lideranças de outros partidos. Amanheceu hoje em Caldazinha, onde gravou um vídeo ao lado da prefeita Solange Gouveia (PSC) mandando um abraço especial para o deputado estadual Talles Barreto (PSDB), aliado da prefeita e membro da oposição na Assembleia.