O Dia de Cooperar 2024, popularmente conhecido como Dia C, promete ser mais um marco na promoção da cultura cooperativista em Goiânia. A celebração, promovida pelo Sistema OCB/GO com apoio das cooperativas goianas, será realizada neste sábado (6/7) no Jardim Botânico. Mobiliza voluntários, colaboradores, dirigentes e a sociedade em geral para um dia repleto de atividades e serviços comunitários no Jardim Botânico de Goiânia.
A edição deste ano terá como tema “Cultura Cooperativista.” Durante toda a manhã de sábado, das 8 às 13 horas, os participantes poderão desfrutar de uma série de serviços gratuitos. Entre eles estão:
Saúde: aferição de pressão arterial, glicemia e avaliação nutricional, com o serviço de coleta de sangue e orientação de higiene bucal.
Educação e Consultoria: aulas de bordado, educação cooperativista, educação e clínica financeira, consultoria de carreira e consultoria de imagem.
Doações e brindes: doação de alimentos e de fraldas descartáveis, troca de detergente por óleo usado, entrega de gibis, livros infantis e outros brindes, distribuição de pipoca, picolé e algodão-doce. O Hemocentro irá disponibilizar 50 kits de doação e 100 livros, que estarão disponíveis no espaço do Sistema, estante da Lucilia.
Entretenimento: pintura de rosto, espaço kids com diversos brinquedos infláveis, contação de histórias, exposição de artesanato. Haverá um espaço zen com duas cadeiras de massagem e a locação de um pula-pula para as crianças.
Espaço cultural
A grande novidade deste ano será o Espaço Cultura Cooperativista, que promete trazer uma experiência enriquecedora e interativa para todos os visitantes. Este espaço abordará a cultura cooperativista de forma ampla, oferecendo atividades lúdicas e educativas para crianças e adultos, além de oferecer um cantinho de leitura dedicado aos visitantes.
A van do programa de prevenção Raizamed estará disponível com um ponto de energia, oferecendo serviços de fisioterapia, psicologia e nutrição. Uma das atrações principais no espaço será também o projeto Sementescoop, em que personagens literários vão interagir com as crianças e conduzir quizzes de forma divertida e educativa.
O comitê de jovens do Sistema OCB/GO, conhecido como Geração C, e o de mulheres, chamado de Elas pelo Coop, terão um papel destacado no evento. O Geração C oferecerá consultoria de carreira, enquanto o Elas pelo Coop disponibilizará consultoria de imagem.
Modelo de negócio
Outro ponto alto do Espaço Cultura Cooperativista é o espetáculo teatral, que será apresentado em dois momentos ao longo do dia. A peça utilizará personagens atemporais, conhecidos tanto pelo público adulto quanto pelo infantil, para ilustrar os princípios do cooperativismo de forma leve e acessível. O objetivo é informar e educar o público sobre o cooperativismo.
Luis Alberto Pereira, presidente do Sistema OCB/GO, destaca o impacto e a força do evento para a promoção da cultura cooperativista na capital: “Além de celebrar o cooperativismo e tudo que ele faz em prol da comunidade, o evento busca chamar atenção para o nosso modelo de negócio. Com a ampla participação da comunidade e a repercussão na mídia e redes sociais, ele desempenha um papel importante neste esforço.”
Saiba mais: Cooperativas impactam 1,5 milhão de pessoas em Goiás