O prefeito Rogério Cruz (Republicanos) pediu, nesta quarta-feira (12/7) no Palácio do Planalto, R$ 40 milhões do governo federal para concluir as obras do BRT em Goiânia. A reunião foi com o secretário-executivo de Relações Institucionais, o goiano Olavo Noleto. “Buscamos destravar recursos da ordem de R$ 40 milhões que foram contingenciados no governo anterior, a fim de licitar obras do BRT Norte-Sul, no Trecho I que liga o Terminal Isidória, em Goiânia, ao Terminal Cruzeiro, em Aparecida de Goiânia”, disse Cruz.
Além da continuidade do BRT Norte – Sul, o prefeito também pediu recursos federais para o prolongamento da Avenida Goiás Norte e a construção do Anel Viário da Região Metropolitana. Estava acompanhado dos secretários municipais de Infraestrutura, Denes Pereira, de Relações Institucionais, Ricardo Fortunato, e de Finanças, Vinícius Henrique.
A liberação de recursos federais para a construção do prolongamento da Avenida Goiás Norte é para o trecho entre a Rua 9 de Julho (Setor Estrela Dalva) até a Avenida Comercial (Conjunto Primavera). Tem aproximadamente 5,6 quilômetros. Segundo o secretário Denes Pereira, o prolongamento da via garante o desenvolvimento da região Norte da capital, assim como Goianira e Inhumas. “E servirá para o prolongamento futuro do BRT”, frisou.
A construção do Anel Viário Contorno Sudoeste é no trecho entre a BR-060 e GO-070, com 12,4 km de extensão. O projeto inclui a construção de três viadutos em concreto armado nas interseções com a GO-070, GO-060 e Avenida Leste-Oeste Tramo Oeste, e também com a construção de três bueiros nos córregos Grota, Posse e Caveirinha.
Críticas
O governador Ronaldo Caiado (UB) voltou a reclamara nesta semana sobre a demora para a conclusão das obras do BRT na Praça Cívica. “Esse infeliz deste BRT atrapalha minha praça [Coreto da Praça Cívica]. Tem três anos que estou aqui sem poder ter até acesso ao Palácio das Esmeraldas. Essa obra interminável só veio ‘enfeiar’ a Praça Cívica”, disse.
Quem também fez crítica nesta semana foi o ex-prefeito e superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) de Goiás, Pedro Wilson (PT). Mas, se colocou à disposição para ajudar no governo federal. “Eu me coloquei totalmente à disposição do governador e da Prefeitura de Goiânia para a gente fazer um trabalho extraordinário e rápido para terminar o trabalho do BRT na Praça Cívica e na Avenida Goiás”, afirmou.
Saiba mais: Prefeito promete concluir trecho 2 do BRT até junho