A análise política no Palácio das Esmeraldas é que valeu a presença do governador Ronaldo Caiado (UB) na manifestação de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), neste domingo (25/2), na Avenida Paulista, em São Paulo (SP). Embora o goiano ainda não seja considerado do círculo íntimo de Bolsonaro, teria conquistado maior confiança do ex-presidente. Claro, com vistas para a eleição presidencial de 2026.
Vale lembrar que, dos 13 governadores da direita eleitos em 2022, apenas quatro compareceram na Avenida Paulista: Ronaldo Caiado, Romeu Zema (Novo/MG), Jorginho Mello (PL/SC) e Tarcísio de Freitas (Republicanos/SP).
Os nove governadores bolsonaristas (ou ex-bolsonaristas) que não compareceram à manifestação foram: Cláudio Castro (RJ), Ratinho Jr (PR), Mauro Mendes (MT), Wanderley Barbosa (TO), Gladson Camelli (AC), Antonio Denarium (RR), Ibanêis Rocha (DF), Wilson Lima (AM), Marcos Rocha (RO) e Eduardo Riedel (MS).
Caiado buscou estar próximo de Bolsonaro na maior parte do tempo da manifestação. E elogiou o resultado, inclusive apoiando o discurso do ex-presidente. Disse que a manifestação foi um exemplo de como os brasileiros clamam por liberdade. “Nada é mais democrático que o povo na rua”, afirmou no final do evento. “Apenas em democracia tem isso”, frisou o goiano.
Tarcísio
Já o governador Tarcísio Freitas foi quem mais se envolveu e colheu frutos com bolsonarismo. Além de ser anfitrião de Jair e de Michelle Bolsonaro no Palácio Bandeirantes, demonstrou a importância de São Paulo como quartel general da direita brasileira. Também falou em nome dos quatro governadores na manifestação.
“Você não é uma pessoa, não é um CPF, você representa um movimento, representa todos eles que descobriram que vale a pena brigar pela família, pela pátria e pela liberdade. Muito obrigado, Bolsonaro”, enfatizou Tarcísio.
Já Caiado não esteve presente no almoço no Palácio dos Bandeirantes, não chegou no mesmo veículo de Bolsonaro na manifestação, não discursou e também não. Apesar disto, além de seus aliados mais próximos, analistas políticos também avaliam que sua presença na manifestação foi positiva ao seu projeto eleitoral para 2026.
O cientista político Felipe Nunes, diretor da Quest Consultoria e Pesquisa, disse ao jornal O Popular que Caiado faz uma leitura correta. “Bolsonaro está criando um cenário para checar quem são os verdadeiros aliados políticos que ele tem e que, portanto, merecem seu apoio, tanto nas eleições municipais de 2024 como nas eleições gerais de 2026”, disse.
Saiba mais: Manifestação pró-Bolsonaro reúne 185 mil na Paulista