O presidente Lula (PT) e o governador paulista Tarcísio de Freitas (Republicanos) lideram atualmente a corrida para a eleição presidencial de 2026, segundo pesquisa divulgada nesta sexta-feira (13/10) pelo Instituto Paraná (veja aqui na íntegra). Na estimulada, quando os nomes são apresentados aos eleitores, o petista tem 36,6% das intenções de votos. Já o paulista aparece em segundo lugar, com 12,7%. O nome do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não foi colocado na pesquisa por estar inelegível por 8 anos.
A pesquisa ouviu 2 mil eleitores, com 16 anos ou mais de idade, em 162 municípios brasileiros dos 26 Estados e do Distrito Federal entre 29 de setembro e 3 de outubro de 2023. O grau de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou menos.
Ainda de acordo com a pesquisa estimulada, a ministra Simone Tebet (MDB) aparece em terceiro lugar, com 7,4%. É seguida pelo senador Sérgio Moro (UB), com 6,7%; pelo ex-governador cearense Ciro Gomes (PDT), com 6,3%; pelo governador mineiro Romeu Zema (Novo), 5,7%; pelo governador paranaense Ratinho Júnior (PSD), com 4,6%; pelo governador gaúcho Eduardo Leite (PSDB), com 2,1%; pela ex-ministra Tereza Cristina, com 1,9%; e pelo governador goiano Ronaldo Caiado (UB), com 1,2%.
No cenário estimulado sem o nome de Tarcísio de Freitas, o presidente Lula praticamente mantém sua margem (37,6%), mas o mineiro Romeu Zema pula para o segundo lugar, com 15,3%. No cenário sem os governadores paulista e mineiro, é Ratinho Júnior quem cresce e fica em segundo lugar, com 12,8%. O petista ainda mantém praticamente o mesmo porcentual.
Bolsonaro
Já na pesquisa espontânea, quando o instituto não apresenta nomes na cartela, o ex-presidente Jair Bolsonaro aparece em segundo lugar, com 14,3% das intenções de votos. A liderança é do presidente Lula, com 22,1%. Em terceiro lugar aparece o governador Tarcísio de Freitas, mas com apenas 1,3%. Os demais potenciais nomes têm menos de 1 ponto percentual.
Saiba mais: Caiado diz que não dispensa apoio do Bolsonaro para 2026