O presidente Lula (PT) perde para os governadores Ronaldo Caiado (UB), Tarcísio de Freitas (Republicanos/SP), Romeu Zema (Novo/MG) e Ratinho Júnior (PSD/PR). Pelo menos em aprovação nos respectivos estados dos governadores. É o que apontou pesquisa da Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (11/4).
A aprovação e a avaliação do governo petista é menor que as dos respectivos governadores em Goiás, São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Estes estados concentram 40% do eleitorado brasileiro. E todos os seus governadores são potenciais adversários de Lula para a eleição presidencial de 2026.
Em Goiás a pesquisa ouviu 1.127 eleitores de 47 municípios. A margem de erro da pesquisa é de 2,9 pontos percentuais para mais ou menos. O resultado: 49% dos eleitores goianos aprovam a gestão do presidente Lula, mas 50% desaprovam. No segundo turno da eleição presidencial de 2022, o petista recebeu 41,2% dos votos válidos no estado.
Ronaldo Caiado
Já Ronaldo Caiado tem 86% de aprovação dos goianos, de acordo com a pesquisa Genial/Quest. Aliás, a melhor avaliação entre os quatro governadores pesquisados. Apenas 12% dos entrevistados disseram desaprovar a gestão do goiano e 2% não souberam opinar ou não responderam.
Na avaliação por área de atuação, o destaque é para a segurança pública, onde o governo Caiado alcança 69% de aprovação. Na educação, o governador tem 67% de menções positivas. No indicador geração de emprego e renda, a avaliação positiva é de 62%.
Conforme a pesquisa, o governo Lula é melhor avaliado em São Paulo e Minas Gerais, com 50% e 52% de aprovação, respectivamente. Os que desaprovam somam 48% em São Paulo e 47% em Minas Gerais. Já os governadores Tarcísio e Zema têm aprovação de 62% dos eleitores em seus estados, cada um. A desaprovação é de 29% e 31%, respectivamente.
Paranaenses que aprovam a gestão do presidente somam 44%; e 54% desaprovam. Já o governador Ratinho Júnior tem 79% de aprovação.
Saiba mais: Pesquisa: quem pode derrotar Lula em 2026?