O instituto Paraná Pesquisas realizou amplo levantamento sobre qual dos potenciais nomes da direita poderia derrotar o presidente Lula (PT) na eleição de 2026. O resultado: hoje seria o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos/SP). Ele tem 23,3% das intenções de votos, contra 36,2% do petista.
Neste primeiro cenário, com o governador paulista no levantamento, os outros nomes citados na pesquisa foram do ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 11%); a ministra Simone Tebet (MDB), com 8,2%: e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), com 2,2%.
Em outro cenário, o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), teria 14,6% das intenções de votos, contra 36,6% do presidente Lula. Já o governador de Minas, Romeu Zema (Novo), marcaria 14,1%, contra 36,8% do petista. E o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), teria 13,9% e Lula, 36,3%.
Curiosamente, em todos os cenários apontados tendo os governadores da direita como potenciais candidatos, o presidente Lula mantém as intenções de votos na casa dos 36%.
O instituto ouviu 2.024 eleitores em 162 municípios de 26 estados e do Distrito Federal, entre os dias 18 e 22 de março, a pedido do Partido Progressistas. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou menos.
Em cenário de segundo turno, o governador paulista também seria hoje o melhor nome da direita para concorrer contra o presidente: Tarcísio chegaria a um empate técnico com Lula, tendo 40,8% das intenções de voto, contra 43,9% do petista. Mas, para isto, segundo o instituo, é preciso ficar claro que ele teria o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Saiba mais: Caiado 2026: especialistas avaliam chances do goiano