Candidato ainda não declarado a permanecer no cargo, o presidente Lula (PT) tem uma perspectiva de reeleição em 2026 no mínimo ambígua, como mostra pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira (13/5).
Para 55% dos entrevistados, o petista não merece, no momento, um novo mandato. Enquanto 42% acham que ele deveria ser reeleito.
Por outro lado, se as eleições fossem hoje, nenhum outro candidato teria condições de derrotá-lo. Apresentados a uma lista de nove nomes, 47% disseram que votariam em Lula, contra 49% que não votariam.
O mais próximo é o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível por decisão do TSE: 39% votariam nele, e 54% não votariam.
Os governadores que disputam o espólio de Bolsonaro têm um desempenho tímido, mas contam com espaço para crescer: Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, é desconhecido para 39% dos entrevistados em todo o país.
Já Ratinho Júnior (PSD), governador do Paraná, tem 50% de desconhecimento; Romeu Zema (Novo), de Minas, tem 57%; e Ronaldo Caiado (União Brasil), de Goiás, 60%.
Saiba mais: Eleições 2024: cúpula nacional do PT prevê dificuldades