Aliados do prefeito Gustavo Mendanha (sem partido), de Aparecida de Goiânia, têm demonstrado maior entusiasmo com as novas pesquisas eleitorais que apontam uma recuperação do presidente Jair Bolsonaro (PL). É parte do núcleo político do prefeito e pré-candidato a governador que defende uma aliança com Bolsonaro em Goiás, principalmente para contar com partidos de peso na coligação, como PL, PP e Republicanos, entre outros.
No final do ano passado e início deste, as pesquisas apontavam para uma eventual vitória do ex-presidente Lula (PT) no primeiro turno. Mais: que o petista tinha uma vantagem significativa em relação a Bolsonaro em Goiás. “O que mudou de lá para cá, segundo pesquisas deste mês, é uma recuperação de Bolsonaro, principalmente no Estado. Ainda está em desvantagem para Lula, mas é único que cresce de forma consistente”, afirma o mendanhista.
Em Goiás, não houve nenhuma divulgação de pesquisa eleitoral depois das noticiadas no final de janeiro e início de fevereiro. No TSE, existem duas novas pesquisas registradas neste mês para apurar a intenção dos votos goianos para presidente, governador e senador, mas ainda não foram divulgadas.
Entretanto, o levantamento da Genial/Quaest divulgado ontem (16/3) aponta o cenário eleitoral no Centro-Oeste. É a única região onde Bolsonaro lidera as intenções de votos, com 39%, contra Lula (29%).
Coincidência ou não, Gustavo Mendanha cobrou nesta semana do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) maior reconhecimento ao que o governo de Bolsonaro tem feito por Goiás. É um claro gesto aos bolsonaristas, que cobram do prefeito posicionamento público de apoio ao presidente.