O PL (Partido Liberal) teve um crescimento de 5% desde outubro de 2022, com esforços focados em uma campanha de filiação desde meados de 2023, encabeçada principalmente pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Foram 36.502 novos inscritos no período. Foi o 4º partido que mais cresceu desde o ano passado.
Ficou atrás do Podemos, do Solidariedade e do Psol. No entanto, tanto o Podemos quanto o Solidariedade passaram por fusões com outros partidos, o que explica parte do aumento no número de inscritos.
Atualmente, o PT é o segundo maior partido brasileiro, com um total de 1.617.445 filiados. Perde apenas para o MDB, que tem 2.054.436 integrantes. O PL ocupa o 9º lugar.
Liderar a oposição
Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (8/11) que os deputados federais de oposição ao governo Lula (PT) precisam “se distanciar da esquerda” no Congresso Nacional. A declaração se deu em reunião com congressistas e o embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine. O ex-presidente disse que “ninguém quer violência contra” a base do presidente Lula, mas que considerar ser necessário “haver uma distância” no Congresso.
Ele também afirmou que os deputados precisam “se posicionar” quanto a guerra entre Israel e Hamas no Oriente Médio.
Saiba mais: Inelegibilidade: Bolsonaro é condenado pela 3ª vez