O PL conseguiu dobrar o número de prefeitos eleitos neste ano e, a partir de janeiro, comandará 26 municípios goianos. O maior deles é Anápolis, com a eleição do empresário Márcio Corrêa para a prefeitura. Entretanto, sofreu duas derrotas importantes: Goiânia e Aparecida de Goiânia.
Contudo, o partido do ex-presidente Jair Bolsonaro já começa a definir seus projetos eleitorais para 2026. O mais claro é a pré-candidatura do senador Wilder Moraes para o governo de Goiás. É algo que tem sido trabalhado há algum tempo, mas ganhou força nas eleições municipais deste ano.
Outro projeto do PL é eleger o deputado federal Gustavo Gayer para o Senado. Resta saber se a operação da Polícia Federal, na última semana de outubro, por suposto desvio de verba parlamentar, vai ter algum desdobramento maior sobre a elegibilidade do goiano.
Portanto, das quatro vagas que a chapa majoritária terá em 2026, duas já estariam reservadas para o partido. Uma para Wilder e outra para Gayer.
Fred Rodrigues
O ex-deputado estadual Fred Rodrigues, derrotado no segundo turno da eleição para prefeito de Goiânia, também já parece ter definido seu projeto para a próxima eleição: a Câmara dos Deputados. Convém lembrar que ele teve mais de 283 mil votos neste ano.
Quem também deve disputar mandato de deputado federal daqui a dois anos é Major Vitor Hugo, onde já exerceu mandato e foi líder do governo Bolsonaro na Câmara.
Neste ano, Vitor Hugo foi eleito vereador de Goiânia com 15,6 mil votos, a maior votação para o Legislativo municipal. Contudo, menos da metade da sua meta de superar a votação recorde do senador Jorge Kajuru (PSB), quando eleito vereador da capital com 37,7 mil votos, em 2020.